quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Daniel e as Libras


O professor de linguagem brasileira de sinais (libras), Daniel Paes, da Faculdade de Letras da Ufal, ganhou os três primeiros lugares no concurso de fotografias promovido pela Fusió d'Arts, em Benissanó, localizado em Valencia, Espanha. Com suas mãos expressivas, Daniel criou forma e conteúdo, para expressar a importância das libras.

“A Fusió d'Arts é uma associação e empresa cultural que luta contra as barreiras sociais. Ela promove eventos vários para reunir surdos, ouvintes, surdocegos, etc no sentido de facultar a todos o direito de viver em sociedade sem preconceitos ou qualquer tipo de obstáculo”, explica Daniel, que ficou bastante emocionado com o reconhecimento.

O concurso de fotografias para surdos e ouvintes, foi o primeiro realizado pela associação e foi divulgado por toda comunidade Valenciana e toda a Espanha. Foram 30 participantes, cada um com cinco fotos (reunindo 150 fotos) que tiveram como lema comum: “Nuestras manos expresan” (Nossas mãos se expressam).

Cada foto foi acompanhada com um texto em espanhol descrevendo o motivo, a inspiração para dar vida as formas feitas pelas mãos. “Participei com cincos fotos e três delas foram premiadas. Minhas mãos viajaram para romper as barreiras sociais, também internacionais”, comemora o professor.

Em fevereiro de 2011, as fotos premiadas serão expostas no Castillo de Benissanó, em Valencia, que reúne cerca de 70 artistas. “Eu fiquei feliz porque fui o único estrangeiro a participar do concurso e minhas mãos fizeram algum sentido que eles consideraram importante. Foi muito gratificante o reconhecimento”, expressa o professor de Libras.

Veja a matéria publicada no site da Ufal

Um comentário:

  1. olá Daniel, gostaria de saber quanto ao pró libras 2010, quando se dará as inscrições...muito obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir