Um exemplo de superação

Diante de tantas notícias escabrosas, envolvendo jovens, que por falta de alternativas acabam se envolvendo em crimes, precisamos valorizar mais o exemplo de pessoas, que têm uma origem pobre, mas souberam aproveitar as oportunidades que a vida concedeu e fizeram o seu melhor.

Este ano, na Ufal, em uma das matérias sobre Educação a Distância, conheci Rafael André de Barros, mestrando em Educação da Ufal. O jobem de 28 anos ilustra bem as oportunidades que são agarradas com força por quem deseja estudar, mesmo enfrentando adversidades. Ele cresceu no Jacintinho, um dos bairros mais populosos de Maceió e onde a maioria dos moradores é de classe média baixa ou vive abaixo da linha de pobreza. Filho de família pobre, Rafael precisou trabalhar desde cedo no comércio local, como ambulante, vendendo capas para celular.

Rafael cursou o ensino fundamental em escola pública do bairro, mas não teve condições de avançar para o ensino médio. “Nas horas de menor movimento, eu colocava o mostruário de lado e começava a ler um livro, ali mesmo na avenida”, conta Rafael. Foi numa dessas leituras que o jovem chamou a atenção de um empresário, que o ajudou a conseguir um emprego como frentista de posto.

Com um emprego melhor e acesso ao computador do posto, Rafael fez o provão do supletivo e obteve o diploma do ensino médio, já depois de ter sido aprovado no vestibular do curso piloto de Administração à distância, em 2006, na Ufal e começou a cursar em 2007. “Eu trabalhava de madrugada no posto, dormia um pouco e depois seguia para a universidade, onde comecei a me envolver com projetos de iniciação científica e bolsa trabalho”, contou o universitário.

Com o tempo, Rafael André deixou o trabalho no posto e se dedicou integralmente às atividades acadêmicas. “Existem muitas oportunidades na universidade para quem se dedica e quer estudar”, disse o universitário.

No final de 2010, Rafael André se formou em Administração, e já tinha sido aprovado no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal. “Tudo foi muito rápido, e quando eu penso na minha vida, lembro de amigos de infância tão capazes quanto eu, mas que se perderam no tráfico ou esgotados em subempregos, por falta de oportunidades”, comenta emocionado o mestrando.

Rafael faz questão de dizer que a Educação a Distância foi uma grande oportunidade de mobilidade social. “Eu saí da periferia do Jacintinho para estudar na Universidade Federal de Alagoas. A EaD salvou a minha vida”, diz Rafael entusiasmado.

Comentários

  1. parabéns Rafael!conte comigo na UFAL

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Evelina, por causa de pessoas como vocÊs que consegui algumas conquistas!
    Obrigado Lua!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emancipação de Alagoas: a separação de Pernambuco a construção de uma identidade alagoana

Comenda Jarede Viana

Marielle presente!