Histórias de dor e esperança...

A primeira vez que eu fui até ao lixão de Maceió foi em 1997. Em meio aquela montanha de lixo com vista para o mar, mulheres, homens e crianças catavam o que podia ser reaproveitado e gerar algum trocado. Fui para fazer uma reportagem e a emoção tomou conta. Pensando na vida daquelas pessoas revirando os restos jogados pela sociedade, editei a matéria com o Samir Sena, na época para o programa Alagoas na TV, para a TV Alagoas.

Depois, voltei lá algumas vezes, para fazer matérias e também para participar dos debater realizados pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), com a Ana, o Clébio e outras pessoas que já naquele período buscavam alternativas para melhorar a vida daquela gente. Como repórter policial também fui à Vila Emater, para registrar a violência que atinge a rotina de quem está privado das mínimas condições de uma existência digna.

Acompanhamos as exaustivas idas e vindas, até que o lixão foi desativado, em 2010, e o lixo da cidade passou a ser levado para o aterro sanitário. Antes disso, um golpe de dor na cidade. Um menino de 12 anos, dormia no lixão, coberto por jornais, exausto, e não ouviu o caminhão se aproximar... foi atropelado. Doeu na Vila Emater, doeu em Maceió. Esse drama provocou revolta e indignação... não era para menos. Aquele menino expôs o descaso com que a infância desprotegida das crianças alagoanas.

Foi com toda essa carga de histórias na mente e no coração que eu assisti ontem a peça "Histórias Recicladas", escrita e protagonizada por ex-catadoras de lixo, hoje organizadas em uma cooperativa de reciclagem, a CoopVila. Eu chorei... ontem enquanto assistia a peça, na redação, enquanto fechava o texto, depois na gravação dos offs e ainda hoje, quando assiste à matéria na TV. Não consigo olhar para essas mulheres corajosas, que superam a cada dia dificuldades enormes, para manter a esperança e encontrar alguma alegria na vida, sem me emocionar...

Desejo à elas que as histórias se reciclem cada vez mais, até se transformar em paz, alegria, dignidade. Desejo à nós que nunca nos tornemos indiferentes...

Reportagem sobre a peça "Histórias Recicladas" exibida no jornal da Pajuçara Manhã

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comenda Jarede Viana

Emancipação de Alagoas: a separação de Pernambuco a construção de uma identidade alagoana

Marielle presente!