Isso sim é superação!

Todos os anos, quando chegam novos alunos na Ufal, nos deparamos com várias histórias de persistência e superação. Gente que tentou o vestibular várias vezes até passar no curso que queria, gente que estudou dias e noites, abandonando lazer e amigos, gente que sonhou com o curso superior mesmo com poucos recursos para estudar...


Mas, Paulo César Oliveira merece uma menção honrosa no quesito superação. Pobre, negro, deficiente físico, hemofílico, morador de um bairro considerado violento e marcado pelo tráfico de drogas, o Clima Bom.

Com dificuldades de se locomover, Paulo chegou a ficar dez anos sem estudar, até que soube do vestibular comunitário, mantido pelo programa Conexões de Saberes, do Governo Federal, que estava oferecendo aulas no bairro dele. Neste cursinho, universitários da Ufal ensinam aos candidatos de comunidades de baixa renda o conteúdo básico para enfrentar o processo seletivo.

A mãe de Paulo empurrava a cadeira de rodas dele por mais de uma hora até chegar à sala de aula do cursinho. Até que ele reclamou na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e conseguiu incluir um ônibus adaptado na linha que passa pelo bairro dele. Depois de todo esse esforço, a vitória: Paulo foi aprovado em terceiro lugar para o curso de Enfermagem.

Feliz, ao lado da mãe orgulhosa, na noite de recepção aos feras, Paulo fez um depoimento que emocionou à todos. Agora ele se prepara para as próximas etapas, e com certeza buscará apoio para cursar a universidade e se formar. Ele já está reivindicando os ônibus adaptados na linha Cidade Universitária/Ponta Verde para chegar até a Ufal.

As dificuldades serão muitas, mas o Paulo já demonstrou que tem coragem e determinação de sobra. Quem ganha com a presença dele é a comunidade universitária e a sociedade alagoana!

foto: Ascom Ufal

Comentários

  1. Olá boa noite, como sempre visitando e hj postei mais uma do seu blog

    http://lenildalunadealmeida.blogspot.com/2010/02/para-ter-acesso-ao-poder-que-emana-do.html

    Lenilda acho seu blog com conteúdo interessante só acho que vc merece um layout mais moderno e arrojado, estou a sua disposição como bom blogueiro a ajudar nas mudanças a custo zero

    aguardo contato envie um recado no www.soalagoas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emancipação de Alagoas: a separação de Pernambuco a construção de uma identidade alagoana

Comenda Jarede Viana

Marielle presente!